Na topografia o GPS Serve principalmente para Levantamentos topográficos planos e altimétricos de estradas, adutoras, canais, linhas de transmissão, propriedades rurais, redes de esgotos, georeferenciamento de terrenos, determinação de curvas de nível e etc.
Ref.:
Marca:
Data de disponibilidade:
Compartilhe:
Mais informações
Mais informações
Topógrafos têm utilizado GPS por muitos anos para calcular posições até o último centímetro. Suas técnicas são extensões do GPS diferencial.
Estas medições ultra-precisas são usualmente baseadas em no mínimo quinze minutos de coleta de dados GPS em localização estacionária, como também um conhecimento preciso de um ponto de referência ou "de comparação", e o uso de um complexo programa de computador.
Com um receptor GPS de levantamento topográfico, um topógrafo pode fazer o trabalho de um time inteiro em uma fração do tempo necessário as técnicas convencionais.
Não é mais necessário uma equipe ter que subir em cima de um morro e em baixo no vale para estabelecer uma conexão linha-de-visada a um "ponto" conhecido.
Os novos sistemas de levantamento topográficos GPS "cinemático" agora em desenvolvimento serão ainda mais automáticos.
Um topógrafo meramente anda até cada ponto no local que se quer colocar uma estaca e aperta um botão. O receptor GPS instantaneamente registra a localização exata da estaca.
O segredo para se obter exatidões como essas são baseadas na idéia de que se colocarmos um receptor GPS em uma localização conhecida pode utilizá-lo para determinar exatamente que erros os dados do satélite contém.
Isto serve para atuar como um ponto referência estático. Pode então transmitir uma mensagem com correção de erro para outros receptores GPS que estão na área, e que podem utilizar essa mensagem de erro para corrigir suas posições.
O conceito funciona porque os satélites estão tão altos que quaisquer erros medidos por um receptor serão exatamente os mesmos para outro receptor na mesma área.
Por causa da simplicidade dos sinais de GPS, este fator simples de correção, de fato, toma conta de todos os erros possíveis no sistema, se forem relógios dos receptores, relógios dos satélites, posição dos satélites ou então atrasos pela ionosfera e atmosfera.
A mensagem de erro que o receptor de referência envia para os outros receptores pode tomar algumas formas.
A principal técnica e que a mensagem de erro seja enviada por telemetria para outros receptores que então processando essa mensagem, junto com os dados da posição calculados, para determinar a posição convertida.
A vantagem do rastreador de satélite GPS (Global System Position) num levantamento topográfico é que o trabalho fica georreferenciado, isto é, todo amarrado na rede de triangulação geodésica nacional.
O serviço com GPS possibilita ainda agilidade no tempo de um levantamento, concluindo em um dia o trabalho numa propriedade que, pelo sistema convencional, levaria uma semana.
Com GPS no levantamento topográfico, não precisa estar fazendo correção de ângulos e distâncias, pois não existe erro nem linear nem angular.
O GPS faz o rastreamento de no mínimo quatro satélites e automaticamente fornece a posição geográfica de cada local, com latitude e longitude.
Estes dados são armazenados na memória do receptor fixo e do receptor móvel e depois são descarregados e processados em um computador software MSTAR, TOGRAFIC ou outro disponível no mercado.
Estes dados, a seguir, são levados ao Auto Cad, que delimita o perímetro com as especificações da área e a planta por fim é impressa pelo plotter com todos os detalhes.
Topografia por GPS
Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa. Política de Privacidade.