A locação é um dos procedimentos iniciais em toda e qualquer obra. Se mostra como uma etapa muito importante na execução, podendo acontecer em diversos momentos ao longo da obra.
Ref.:
Marca:
Data de disponibilidade:
Compartilhe:
Mais informações
Mais informações
De maneira mais informal: Locação: Demarcação, por meio de estacas, do eixo de uma via férrea ou estrada projetadas, assim como do lugar a ser ocupado por uma construção Já em âmbito técnico, cita-se: Locar ou marcar uma obra corresponde aos trabalhos de, com o máximo de exatidão, transferir para um determinado terreno na escala natural, as medidas de um projeto executado em escala reduzida (BRUCK,1983, p. 67).
A locação é feita com o intuito de implantar os diversos pontos necessários à execução da obra no terreno, sendo também referida como a própria implantação de obras.
Através dela é possível demarcar as posições de quaisquer pontos, em quaisquer obras: edificações, rodovias, portos, hidrelétricas, saneamento, entre outros. Os diversos processos e métodos de locação de obras podem ser tomados como o primeiro passo para uma boa execução das obras de engenharia e devem ser feitos com o maior rigor possível.
Para bons resultados na etapa de locação é primordial que as etapas anteriores, como levantamentos topográficos, implantação de marcos e poligonais de apoio, elaboração de projetos, entre outras, sejam feitas com o mesmo rigor.
Isso resulta em trabalhos de qualidade e obras bem executadas.
Existem diversas maneiras de se fazer a locação, sendo esta uma escolha que depende das especificidades de cada obra.
Algumas delas são muito simples e não dependem de equipamentos, onde com simples fios de náilon, estacas e trena, podem ser atendidas as necessidades da obra. Porém, para grandes obras o volume de trabalho e as suas peculiaridades obrigam o uso de meios mais avançados, como a topografia.
Assim, pode-se dizer que a topografia tem grande importância para os projetos e obras, desde sua concepção até sua execução propriamente dita. Nos trabalhos de locação é amplamente empregada, colaborando para resultados confiáveis e precisos.
Importância da topografia para a engenharia civil A definição de topografia dada pelos diversos autores é similar às seguintes: “Disciplina que se ocupa da arte de representar, de maneira minuciosa, o terreno localmente, isto é, numa dada vizinhança da superfície terrestre” (CASACA; MATOS; BAIO, 2005). “Ciência aplicada, baseada na Geometria e na Trigonometria, de âmbito restrito, pois é um capítulo da Geodésia, que tem por objeto o estudo da forma e dimensões da Terra”
Apresenta-se também uma definição de caráter mais prático para topografia: Topografia é a ciência aplicada que determina o contorno, as dimensões, a altura de pontos em relação a uma Referência de Nível, o relevo, a área e a posição relativa de pontos de uma determinada área (uma gleba) da superfície terrestre, ou ainda, do fundo dos mares, rios, lagos, lagoas, interiores de minas e túneis. Isto é possível através da determinação (medição) de ângulos, distâncias, altitudes (ou cotas) e/ou coordenadas (ZIMMERMANN, 2015, p.7).
Existe uma estreita relação entre Geodésia e a Topografia, que têm objetivos similares, todos visando a melhor maneira de representar a superfície terrestre, dentro das diversas aplicações na engenharia. Ambas atuam paralelamente, sendo que se complementam para harmonia dos resultados conjuntos.
Com o intuito de estabelecer uma distinção entre elas, cita-se o seguinte: A Geodésia determina com precisão as malhas triangulares justapostas à superfície do elipsoide de revolução terrestre determinando as coordenadas de seus vértices, é uma ciência que abrange o todo, ao passo que a Topografia se ocupa do detalhe de cada malha ou quadrícula e, admitindo-se 20 plana, adota processos da Geometria e Trigonometria planas, com ligação às coordenadas de referência determinadas geodesicamente (ESPARTEL,1978, p. 04).
No âmbito da engenharia civil, é comum que se utilize da topografia para a implantação dos pontos de projeto na execução de uma obra, assim como para levantamentos topográficos dos diversos tipos.
Constata-se a presença da topografia em praticamente todas as obras, sendo responsável por levantamentos, medições, elaboração de plantas, locação, estando presente em todas as fases da obra. Assim, tem-se o suporte necessário aos projetistas, gestores e executores de obras, no que diz respeito a conhecer o terreno em que se vai construir e apoio na execução e operação das obras.
Pode-se dizer que a atuação da topografia dentro da engenharia civil tem crescido muito nos últimos anos, devido a consolidação de sua eficácia na execução dos serviços de obra onde se aplica. Para isso, colaboraram a evolução tecnológica ocorrida e também a crescente demanda.
1.Razões para o acompanhamento de obras
i.As atividades nem sempre são iniciadas na data prevista;
ii.As atividades nem sempre são concluídas na data prevista;
iii.Ocorrem alterações de projeto que impactam a execução das tarefas;
iv.Ocorrem flutuações de produtividade que alteram a duração das atividades;
v.A equipe pode decidir mudar o plano de ataque da obra, a sequência
produtiva / executiva de alguns serviços, ou o método construtivo de alguma
parte da obra;
vi.Ocorrem atrasos no fornecimento de materiais;
vii.O planejador pode descobrir que faltam atividades no planejamento ou que
algumas atividades previstas não foram realizadas.
Cadastro locação acompanhamento de obras
Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa. Política de Privacidade.